22 de setembro de 2025

pt-br

Tecnologia paperless fortalece proteção de dados e sustentabilidade em hospitais

Cidades 22/09/2025 09:17

Entre as principais vantagens da digitalização estão a centralização, segurança e rastreabilidade das informações

A transformação digital avança no setor de saúde, mas a adoção de tecnologias paperless ainda é realidade para uma parcela pequena das instituições brasileiras. É o que mostra o relatório “Mapa da Transformação Digital dos Hospitais Brasileiros 2024”, da consultoria FOLKS. O estudo revela que, embora 62% dos hospitais pesquisados reconheçam os benefícios do modelo sem papel, apenas 9% já alcançaram o estágio de 100% digitais.

Entre as principais vantagens da digitalização estão a centralização, segurança e rastreabilidade das informações do paciente. Ao migrar para sistemas digitais, torna-se possível controlar acessos, monitorar o tempo de consulta e identificar alterações nos registros sem autorização.

“Além de gerar mais proteção para o paciente, levar todos os dados para o digital possibilita backups constantes e planos de recuperação em caso de desastres. Isso garante a continuidade das atividades assistenciais e evita a perda de informações sensíveis”, afirma André Marcelo, gerente comercial da Green Paperless, empresa especializada em soluções paperless para o setor de saúde.

O impacto positivo também se estende ao meio ambiente. Segundo a Association for Healthcare Documentation Integrity (AHDI), apenas nos Estados Unidos, um hospital de médio porte consome cerca de 340 mil quilos de papel por ano.

Para André, além da redução desse impacto, a economia gerada pela eliminação do papel pode ser redirecionada para melhorias estruturais e assistenciais. “Ao optar pelo paperless, o hospital consegue investir em novos equipamentos médicos, ampliar serviços e oferecer mais treinamentos para os profissionais de saúde”, destaca.

Com a adoção dessas soluções, os hospitais não apenas elevam o nível de proteção e eficiência, mas também acompanham a tendência global de digitalização, garantindo benefícios que se refletem diretamente na experiência do paciente e na rotina dos colaboradores.

Sobre a Green Paperless:

Empresa do Ecossistema MV com mais de 15 anos de existência, a Green Paperless tem a missão de acelerar a transformação digital nas instituições de saúde. Presente no Brasil, Guatemala, Panamá, Costa Rica e Uruguai, a Healthtech promove a redução do papel nas organizações, digitalizando documentos, melhorando os processos desde a recepção até o envio digital dos documentos para operadoras de planos de saúde. Saiba mais em: https://www.greenpaperless.com.br/