14 de fevereiro de 2026

pt-br

Confira 6 dicas para praticar inglês de maneira lúdica

Educação 14/02/2026 06:53

Segundo o assessor pedagógico do Eduall, programa de educação bilíngue da SOMOS Educação, o ensino de forma recreativa tira o peso da obrigação e transforma o idioma em experiência 

O idioma inglês é conhecido por conectar pessoas de diferentes países, continentes e culturas, influenciando diretamente na globalização e sendo protagonista na comunicação corporativa, evidenciando a relevância dessa língua nos dias de hoje.  Seu aprendizado, no entanto, não se limita aos ambientes de ensino, ele também pode ser praticado por meio de atividades lúdicas fora da sala de aula, proporcionando momentos de menos cobrança e mais diversão. 
Ao incentivar esse tipo de atividade, o aluno se encontrará em um ambiente seguro e não terá que lidar com a pressão de tirar uma boa nota, por exemplo. Segundo Anderson Juwer, assessor pedagógico do programa de educação bilíngue da SOMOS Educação, Eduall “o lúdico aumenta o engajamento, a confiança e a autonomia. O estudante participa mais, erra sem medo e se comunica com mais fluidez”, diz Anderson. “Além disso, os alunos desenvolvem criatividade, pensamento crítico e habilidades sociais, fatores que o ensino tradicional, por vezes, deixa de lado” completa. 
Abaixo, Anderson Juwer compartilha seis práticas de como desenvolver o inglês de maneira lúdica. “A regra de ouro aqui é tentar. Não sabemos exatamente quais jogos, músicas, filmes ou recursos darão mais certo com um dado grupo de alunos ou com uma criança específica. Porém, quando sabemos que o interesse do estudante foi despertado graças a essa atividade diferenciada que buscamos desenvolver, também percebemos rapidamente os resultados” destaca o assessor: 
  1. Escutar e cantar músicas: Por meio de refrões curtos, de fácil memorização e preferencialmente com linguagem gestual, o aluno consegue praticar sua pronúncia e entender falas ditas em ritmos variados. Como exemplo, vale destacar ‘Days of the week’, ‘Head, shoulders, knees and toes’ e ‘The wheels on the Bus’ para o público infantil. Dessa forma, as crianças repetem palavras-chave e identificam emoções; 
  2. Brincar com flashcardsUma dinâmica na qual os alunos podem dizer a palavra, fazer gesto ou formar uma frase curta, de acordo com a carta que tirou. Outra atividade que agrada o público infantil é a ‘Simon says’, que funciona com comandos simples em inglês: “Simon says touch your nose” – trabalhando a escuta em inglês e Total Physical Response (TPR), quando ouvimos e respondemos, antes de falar; 
  3. Assistir filmes e desenhos: O primeiro passo é selecionar obras em inglês e colocar o áudio original junto a legendas em português. Depois de um tempo, evoluir para áudio e legenda em inglês. Além disso, vale repetir falas e expressões dos personagens; 
  4. Ler livros: É importante que se crie uma rotina de leitura em casa, aí entram os livros em inglês, de fácil manuseio e compreensão. Essa prática deve ser estipulada durante um período que não sobrecarregue o aluno. 
  5. Estudar esportes: Ao acompanhar um esporte de um país em que a língua nativa é o inglês, se tem contato com uma linguagem específica, cheia de termos e referências. Além disso, as partidas têm diversas estatísticas, regras, equipamentos... um repertório inteiro em inglês. 
  6. Conversar com aplicativos de IA: Gravar áudios curtos falando sobre o seu dia, por exemplo, é uma atividade na qual o erro não pesa tanto. Nesse contexto, pode-se testar, arriscar, e está tudo bem.