09 de outubro de 2025

pt-br

Brasil enfrenta surto em meio ao Dia Mundial da Visão

Saúde Cegueira por metanol 09/10/2025 08:17 Da Redação

Oftalmologista explica como a substância afeta o nervo óptico e reforça a importância de diagnóstico rápido

Neste dia 9 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Visão, um alerta sobre a importância da saúde ocular e combate à cegueira é confrontado pelo surto de intoxicação por metanol no Brasil. Casos recentes de consumo de bebidas alcoólicas adulteradas têm resultado em vítimas com cegueira permanente e óbitos. 

Dados mais recentes do Ministério da Saúde indicam mais de 200 casos suspeitos em investigação e 17 confirmados, concentrados majoritariamente em estados como São Paulo e Paraná, com 15 óbitos sendo apurados pelas autoridades no país. Segundo dados da revista científica Nature, a ingestão de apenas 10 ml de metanol diluído em uma bebida é suficiente para causar lesões neuro-oftalmológicas graves, e 30 ml podem ser fatais.

A oftalmologista da Afya Ipatinga, Dra Fabiana Athayde Martins Araújo, explica que quando o metanol entra em nosso corpo ele é transformado em ácido fórmico, tornando-se o principal agente causador dos sintomas e cegueira. 

“O ácido fórmico atrapalha o funcionamento das mitocôndrias, que são como usinas de energia dentro das células. O nervo óptico, que é responsável por levar as informações da visão do olho até o cérebro, precisa de muita energia para funcionar bem, então ele é um dos primeiros a ser afetado. Quando isso acontece, os “fios” dos neurônios começam a se danificar, e as células da retina que mandam os sinais visuais para o cérebro começam a morrer. Isso pode levar à perda parcial ou total da visão, um quadro chamado neuropatia óptica tóxica.”

Dra Fabiana ainda ressalta que os sintomas visuais da intoxicação por metanol geralmente começam entre 12 e 24 horas após a ingestão, com uma visão borrada ou embaçada, como se houvesse uma névoa. “Podem surgir manchas escuras no centro do campo visual, dificuldade para enxergar cores, principalmente o vermelho, e perda rápida da acuidade visual, que pode evoluir até a cegueira. As pupilas também podem parar de reagir normalmente à luz. Um sinal que ajuda a diferenciar esse quadro de outros problemas oculares é a perda de visão nos dois olhos de forma rápida, com pupilas alteradas, mas sem alterações visíveis no fundo do olho nos primeiros exames, o que é típico da neuropatia óptica por metanol.”

Exames oftalmológicos de urgência 

Na suspeita de intoxicação por metanol, alguns exames oftalmológicos podem ser fundamentais já nas primeiras horas, com o exame do fundo do olho podendo estar normal no início, mas em pouco tempo pode revelar edema do nervo óptico, seguido por palidez ou sinais de atrofia. 

“A capacidade visual geralmente já está reduzida de forma importante logo na avaliação inicial. Quando disponível, o campo visual computadorizado pode mostrar escotomas centrais, típicos do quadro. A tomografia de coerência óptica (OCT) pode detectar precocemente o edema do nervo óptico e, em fases mais tardias, o afinamento da camada de fibras nervosas da retina. A avaliação das pupilas costuma mostrar dilatação com resposta à luz lenta ou ausente. Por fim, os potenciais evocados visuais (PEV) ajudam a confirmar a lesão, indicando falhas ou ausência na condução dos sinais pelo nervo óptico”, conclui a oftalmologista da Afya Ipatinga.

Sobre a Afya  

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.